CONHEÇA UM POUCO SOBRE O LASER
O Laser é uma fonte de luz extremamente brilhante ou de alta luminosidade comparada com outras fontes de luz de mesma potência.
As principais propriedades do Raio Laser são: luminosidade, monocromaticidade, e coerência. A luminosidade que é a potência emitida em determinada área, permite focar o raio em um ponto pequeno com o resultado da mesma dispersão da luz. A monocromaticidade ou estabilidade de freqüência implica uma cor ou tamanho de onda, o que é muito importante quando usado para medir distâncias.
Por último a coerência se refere à habilidade do raio de manter a uniformidade de ondas quando transmitido.
A sigla LASER significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação de Luz pela Emissão Estimulada de Raio).
A palavra Light se refere a radiação eletromagnética ultravioleta, visível ou infra vermelha. As palavras chave são, Amplification by Stimulated Emission (Amplificação pela emissão estimulada). O laser tem a capacidade de amplificar a luz através do fenômeno da emissão estimulada.
Os tipos de laser utilizados na industria se diferem de acordo com o material usado para produzir a luz e a potência ou intensidade da mesma, dando-lhe maior ou menor eficiência. Além de uma fonte produtora de luz, o Raio Laser necessita
de potência elétrica, um sistema de resfriamento, sistemas ótico complexos, tais como, espelhos, lentes e outros mecanismos.
O Raio laser, em muitas formas diferentes, é a ferramenta mais versátil que existe. Se usa para modificar materiais, como tratamento de calor e na indústria metalúrgica, para fundição e soldagem. Além disso ele é muito útil para remover
materiais cortar, perfurar e marcar. Outras aplicações estão na comunicação com fibra óptica, gravação, impressão, discos ópticos e escaneamento.
Na indústria da comunicação visual, a gravadora laser, já chegou a ser o tipo de gravação mais popular por sua habilidade de gravar indistintamente grandes quantidades de materiais. De todos os diferentes tipos de raio laser, os mais adequados
para marcar materiais são os que operam com infra vermelho.
No campo do infra vermelho, há apenas dois tipos de laser: o CO2, cuja luz medida em manômetros tem uma reflexão metálica muito alta na escala infra vermelha e o Nd:YAG que produz luz na escala curta infra vermelha.
O CO2 é muito semelhante ao micro ondas enquanto que o Nd:YAG na escala curta, está apenas fora do aspecto visível.
MATÉRIAS APLICADOS NO LASER
-
Pode-se trabalhar com materiais tão distintos como papel, tecidos sintéticos, madeira, couro, plásticos, acrílico, vidro, cerâmica, metais recobertos, fibra de vidro, materiais pintados, borracha, fórmica entre outros.
Os novos plásticos especiais para Laser permitem gravações perfeitas, sem sofrerem danos típicos da ação do calor (amarelamento, derretimento).
Madeiras e couros: permite gravar traços bem definidos de alta resolução com aspecto de marcação a fogo
-
Plásticos: acrílico, ABS, polietileno, nylon e plásticos especiais para Laser.
Alumínio anodizado: há ataque ao corante, expondo o fundo metálico.
-
Latão, aço e alumínio pintado: o Laser ataca a tinta expondo o fundo.
-
Vidro, pedra, cerâmica: devido à alta dureza destes materiais, o calor do Laser provoca micro fraturas apresentando-se como se tivessem sido gravadas; não é possível recortá-los.
-
Fibra de vidro: podem ser gravadas e recordas combinado o ataque à resina e fraturas às fibras de vidro.
-
Borracha: recortes e gravação de carimbos e carimbo seco (macho-fêmea) para papéis.
-
Papéis e cartões: é possível recorte e gravação com baixa potência.
|